Se não te faz bem,Respeite o seu corpo
Você já ouviu falar em alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose? Sabe a diferença?
intolerância à lactose e alergia à proteína do leite
Você certamente conhece alguém que tem problemas com o consumo de alimentos com leite. Ou, talvez, você seja essa pessoa.
Seja como for, vamos entender as diferenças entre uma pessoa com intolerância à lactose daquela com alergia à proteína do leite de vaca.
Vamos entender primeiro o que é lactose?
Lactose é o açúcar do leite. Ela é a responsável pelo gostinho levemente doce e está presente em todos os derivados do leite como queijos, iogurtes, creme de leite, leite condensado, entre outros. Quando consumimos qualquer um desses alimentos, a lactose necessita ser quebrada em pedacinhos menores, que são açúcares mais simples chamados de glicose e galactose. Só assim ela será absorvida e devidamente aproveitada como fonte de energia para o nosso corpo. Mas, para que a lactose seja quebrada nesses pedacinhos menores, precisamos da ajuda de uma enzima que tem um nome muito parecido, a lactase, e tudo isso acontece no intestino!
Vale ressaltar
Evite seguir dietas restritivas por conta própria. Conte sempre com o acompanhamento de um nutricionista para introduzir novos hábitos de alimentação.
O consumo de margarina não substitui o consumo de frutas, verduras e legumes como fontes de vitaminas e sais minerais. Margarina é fonte de gordura e, assim como todo alimento fonte de gordura, deve ser consumido com moderação. Para mais informações, consulte um nutricionista.