Como já compreendemos, as tendências de consumo se reestabeleceram após o contexto da pandemia! Mas, o que será que veio para ficar e o que teríamos de novo? De acordo com a Euromonitor (2021) os fatores mais importantes para as tendências globais ainda são resiliência e adaptabilidade. A Mintel, especialista no que os consumidores desejam e por quê, trouxe a tecnologia como premissa para enfrentar as “crises” da COVID-19. Separamos algumas tendências que possivelmente ficarão em 2022.
Consumidor no controle:
Sentimentos de precariedade e insegurança financeira criados e exagerados pela pandemia significam que os consumidores buscam um senso de controle. Ao mesmo tempo, a disseminação contínua de desinformação está tornando mais difícil para os consumidores cumprirem o pesquisa necessária para tomar decisões informadas. Portanto, os consumidores precisam de clareza, transparência, flexibilidade e opções para tomar decisões que se adaptem às suas necessidades e circunstâncias individuais. Eles querem saber sobre os ingredientes - tanto o que está excluído quanto o que está incluído, e por quê - mas também sobre a eficácia para ter certeza de que os produtos cumprem o que prometem.
Alimentação consciente e comida como remédio:
A distinção entre alimentos e suplementos se confunde à medida que funcionalidades, como suporte imunológico ou saúde intestinal, tornam-se uma prioridade para os consumidores. A Euromonitor estimou que as reivindicações de suporte imunológico em iogurte e produtos de lácteos cresceram globalmente 24% em 2020.
Alimentação à base de plantas e proteínas alternativas:
Os produtos à base de plantas aceleraram no ano passado devido à demanda por opções de alimentos saudáveis durante a pandemia. Em 2020, as vendas globais de alternativas de proteína animal registraram crescimento digital duplo pela primeira vez em mais de uma década, de acordo com a Euromonitor.
Da Fazenda à Mesa
Tecnologia Alimentar, Origens e Segurança: A demanda por transparência nas fontes combinada com investimento sem precedentes em tecnologia está aumentando a capacidade de rastrear alimentos desde a produção até o consumo. De acordo com a Voice of the Industry: Digital Survey da Euromonitor, 60% dos profissionais esperam que a rastreabilidade da cadeia de suprimentos tenha o maior impacto em seus negócios.
Em resumo, as tendências de consumo se direcionam cada vez mais com a necessidade de mais transparência, tecnologia e apelo para saudabilidade.