Ir para o conteúdo

Veganismo e vegetarianismo

Quais os cuidados necessários na adoção de uma alimentação vegetariana?

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) considera o vegetarianismo como um regime alimentar que excluí produtos de origem animal. Existem variações do termo que são aceitas pela sociedade, cada qual abrangendo determinados produtos: Ovolactovegetarianismo, lactovegetarianismo, ovovegetarianismo e vegetarianismo estrito (não utiliza nenhum produto de origem animal na alimentação)1. O veganismo por sua vez, extrapola o campo da alimentação, sendo definido pela Vegan Society como uma filosofia e modo de vida que excluí, na medida do possível, qualquer forma de exploração e crueldade animal para alimentação, vestuário e outros propósitos. Em relação a parte dietética, isso significa a exclusão de qualquer produto derivado total ou parcialmente de animais2.

Dietas vegetarianas – pontos de atenção:

Quando falamos de dietas vegetarianas, alguns nutrientes merecem atenção especial. São eles: vitamina B12, ferro, zinco e cálcio3. Por não existirem fontes de vitamina B12 de origem vegetal, os adeptos devem ingerir alimentos fortificados ou suplementá-los. Recomenda-se que adultos estejam com os níveis sanguíneos de B12 acima de 490 pcg/mL4. Quando não alcançado, o profissional nutricionista pode fazer a prescrição diária de até 1.000 mcg por dia5.

Em relação a absorção de ferro e zinco, recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em vitamina C (ácidos orgânicos), como ácido cítrico, málico, tartárico e no caso do ferro, o betacaroteno. Já a respeito do cálcio, o fosfopeptídeo de caseína (proteínas presentes em ovos, leite e queijos) e o ácido fítico devem ser evitados na medida em que atuam como fatores inibitórios da absorção6, 7. Para a redução do ácido fítico, recomenda-se o remolho de feijões e cereais integrais por 8 a 12h antes do cozimento7. Para o ferro, a ingestão conjunta de polifenóis como taninos e catequinas, presentes em chás, vinho e café, podem também inibir a absorção do mineral6.

Dietas vegetarianas, quando propriamente planejadas, são consideradas saudáveis e nutricionalmente adequadas durante todas as fases da vida e, inclusive, podendo ser realizada por atletas.8.

Referências

1

SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA. O que é vegetarianismo. Disponível em: https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e. Acesso em: 8 nov. 2021.

2

THE VEGAN SOCIETY. Definition of veganism. Disponível em: https://www.vegansociety.com/go-vegan/definition-veganism. Acesso em: 8 nov. 2021.

3

SLYWITCH, E. Guia alimentar de dietas vegetarianas para adultos. SVB. São Paulo, 2012.

4

Herrmann, W. and J. Geisel, Vegetarian lifestyle and monitoring of vitamin B-12 status. Clin Chim Acta, 2002. 326(1-2): p. 47-59.

5

Anvisa., Portaria n º 40, de 13 de janeiro de 1998. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/40_98.htm Acessado em 08 de novembro de 2021.

6

Hurrell R, E.I., Iron bioavailability and dietary reference values. Am J Clin Nutr. 2010 May;91(5):1461S-1467S. Epub 2010 Mar 3.

7

Hunt, J.R., Bioavailability of iron, zinc, and other trace minerals from vegetarian diets. Am J Clin Nutr, 2003. 78(3 Suppl): p. 633S-639S.

8

Craig WJ, Mangels AR; American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association: vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2009;109(7):1266-82.

A Qualy utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Política de Privacidade.

Como está sendo sua experiência na área de profissionais até agora?